7 de mai. de 2008

A história com pitadas de Burberry

Primeiro dê uma boa olhada na foto ao lado. Tem muito a ser observado. O outfit é da coleção Outono/Inverno 2008. Rico em textura, corte, tons, padrões. Mas tem outro aspecto em que também é rico: história.
Começa em 1856, com um aprendiz de comerciante de roupas, Thomas Burberry. Então com 21 anos, abre uma pequena loja em Basingtoke (Hampshire, Inglaterra). A ênfase foi em qualidade e inovação de tecidos. Deu frutos. Em 1880, já com uma clientela fiel e sustentando o título de Empório, Burberry desenvolve um tecido resistente às intempéries. Surgia o Gabardine, com a vantagem de manter a boa respiração da pele. Não bastando isso, em 1895, os Burberrys, pois os filhos já estavam participando dos negócios, criam o Tielocken, precursor do atual Trench Coat. A peça fez boa parte da fortuna da família ao ser adotado pelo exército britânico na Guerra dos Bôeres (veja nota). A marca patrocinou também dois grandes exploradores: em 1911, o norueguês Roald Amundsen torna-se o primeiro homem a atingir o Pólo Sul e, em 1914, Ernest Shackleton lidera uma travessia por todo o continente gelado que se tornaria um símbolo de persistência e sobrevivência. Mesmo com esse histórico, o famoso padrão xadrez (check) seria registrado apenas uma década depois. Popularizada por figurões como Winston Churchill, Gary Cooper, Joan Crawford, Humphrey Bogart, George Bernard Shaw e Peter Sellers, a empresa receberia, em 1955 e 1989, dois Royal Warrant of Appointment. Distinção concedida pela família real inglesa aos fornecedores de sua corte como sinônimo de qualidade. Em 2006, a Burberry fez 150 anos e o atual designer da casa, Christopher Bailey, criou uma nova versão do padrão xadrez na coleção Primavera/Verão daquele ano (hemisfério norte). Chamado Housecheck, o novo desenho é feito em cima do Novacheck, um padrão criado para o público jovem que consumia a marca. O xadrez original chamava-se Haymarket Check ou Burberry Classic Check (foto).

Tenho certeza que agora você verá com outros olhos qualquer produção da Burberry.
Nota
Houve duas Guerras dos Bôeres. A primeira, entre 1880 e 1881 e a segunda, entre 1899 e 1902. Os Bôeres eram descendentes calvinistas de holandeses, alemães e franceses. Estabeleceram-se na África do Sul na segunda metade do século XVIII. A descoberta de diamantes e ouro incentivou a imigração, gerou a riqueza dos colonos e o despertou o desejo de independência. Na época esta região era uma possessão inglesa. O Tratado de Vereeniging, assinado em Pretória, encerra o conflito favorecendo a Grã-Bretanha e fazendo algumas concessões à população local.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa os produtos dessa marcas são maravilhosos, desde os perfumes mais antigos, até as bolsas mais inusitadas. Ai Misinha adoraei esse blog, só coisa boa aqui. Vou sempre passar por aqui, parabéns!
Nossa keria mto o lenço da Burberry que vi no Iguatemi em São Paulo. Beijoss